sexta-feira, 19 de abril de 2024

comidas

não gosto de nata no leite, quando está quente

não gosto do restinho de café no fundo da xícara, quando está frio 

não gosto de banana, da textura, do cheiro, do gosto, 

mas gosto de banana frita 

tem gosto de casa de vó

e minha vó também não gosta de banana

gosto de sopas, de letrinhas, de legumes, de cappelletti (que eu nunca sei quantas letras repetidas têm, então eu repito todas)

minha mãe adora sopa de feijão com macarrão, eu também 

gosto de ovo mexido doce, que a mãe fazia pra nós 3 quando éramos minúsculos 

não gosto de cheiro de ovo que fica no copo, de quando estou comendo ovo

não gostava de sushi, comi a primeira vez quando eu devia ter uns 8 anos, numa festa do trabalho do meu pai, mas lembro que me senti chique comendo

aprendi a gostar de sushi depois da terceira ou quarta vez que comi, 

mas se eu ultrapasso o limite de peças que consigo comer (que são poucas), tenho ânsia de vômito 

adoro o cozido cheio de legumes e verduras de quando chega o frio,

também tem gosto de casa de vó 

apesar de também ter gosto de casa de vó, eu não gosto de bolos enfeitados com chantilly e outros ingredientes que eu nem sei descrever

não sei desde quando eu comecei a ser uma pessoa "do salgado" e não "do doce"

na minha cabeça é desde sempre,

mas tem um doce que tem gosto de mãe que eu adoro: rabanada

talvez porque seja feito de pão e eu adoro pão 

eu adoro massas e lasanha me lembra meus irmãos 

gosto também de macarrão com frango ensopado, que me lembra outra fase marcante da minha vida, aos domingos 

pizza me lembra minha tia e tooooodos meus primos, porque eu adorava o verão na pizzaria da tia "gringa" 

picolé me faz lembrar de toda a primarada reunida na sorveteria da vó, durante o verão, depois de ter vindo da praia da nossa "competição de bodyboard", mas era só um pra cada um

eu também adoro ervas e temperos

tomilho me lembra meu pai, talvez porque seja um tempero bastante utilizado em carnes,

mas eu uso em quase tudo

do alecrim, eu amo o cheiro, não tanto o gosto

de açafrão, eu gosto misturado com outras especiarias formando o curry,

que me lembra uma amiga e de sua receita de frango com abacaxi em cubos, ao curry e leite de coco, 

parece estranho, mas é uma delícia

inclusive, abacaxi e coco me lembra minha avó e meu pai, que um dia caiu na besteira de dizer que gostava de bolo de abacaxi com coco e ela fez em todos os aniversários dele pelos próximos anos durante um bom tempo

ah! e nessa de traumas, chuchu me lembra minha outra vó, que não sabia que eu não gostava, e mandou um monte de chuchu na minha marmita da escolinha de quando eu era pequena

e meu avô, coitado, que teve que cuidar sozinho de 3 irmãos (no caso eu e os meus) e queimou o arroz, enquanto a gente gritava pedindo pra ir à praia e perguntando quando a mãe e o pai voltavam

das frutas, eu adoro uva, congelada ou no vinho, que me lembra meu padrinho, que hoje em dia até faz vinhos e são maravilhosos!

carambola eu também adoro, me lembra minha madrinha, 

num dia quando eu era bem pequena, nós viajamos pra um lugar bem longe cheio de carambolas que era a casa de uma tia dela

lembro pouco de todo o resto, lembro só das carambolas

maçã, a mais básica das frutas, é a que eu mais gosto, prática, saborosa, não precisa nem descascar... me faz lembrar da minha prima, que, na versão maçã descascada, faz uma cuca maravilhosa de maçã 

das comidas, das lembranças e dos abraços, eu gosto de pensar que vou me construindo e me refazendo

com os novos-velhos cheiros

cheiros de tomilho

de alecrim

de canela

de açafrão 

cheiros que são absorvidos

e percorrem todo meu ser

me fortalecem

me acalmam

me transformam

cheiros que sempre estiveram ali

que retornam

e que permanecem.